24 C
Dourados
quinta-feira, 31 de outubro de 2024
- Publicidade-

“A agricultura não usa a palavra crise”, diz presidente da Aprosoja/MS em Circuito na Expoagro

- Publicidade -

20/05/2016 10h29 – Atualizado em 20/05/2016 10h29

“A agricultura não usa a palavra crise”, diz presidente da Aprosoja/MS em Circuito na Expoagro

Por: Gazeta do Campo

Custos de produção e mercado foram temas debatidos no Circuito Aprosoja realizado na noite desta quinta-feira (19) na 52ª Expoagro. Produtores rurais, presidentes de sindicatos e acadêmicos de Dourados e região compareceram para palestras e discussões sobre estes assuntos.

No evento, o presidente da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), Christiano Bortolotto, afirmou que há um cenário importante de avanço da agricultura no Estado, com plantio em 2,5 milhões de hectares, crescimento de 8% em relação à safra anterior. “E temos muita área para expansão, mas para isso precisamos entender mais essa agricultura que é dinâmica e que não usa a palavra crise”, relatou.

Segundo ele, ao invés de falar em “crise”, por sua dinâmica, a agricultura “cria soluções”. Nesse contexto, o Circuito traz palestrantes que contribuem de forma técnica e direta para o produtor rural, com temas que afetam diretamente seu dia-a-dia.

Um dos palestrantes da noite foi Mauro Osaki, pesquisador do Cepea/Esalq (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e técnico especialista superior do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq-USP.

Dentro do tema de gestão de propriedade rural, ele falou especificamente sobre custos de produção, trazendo uma avalição detalhada desde a variação de preços dos insumos, até evolução de custos e gastos, apresentou um cenário para a safra 2016/17 e a competitividade com EUA e Argentina.

O outro palestrante da noite foi o economista Flávio Roberto França Junior, graduado pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), que dedica seus estudos com atenção à cultura da soja, atuando há quase 30 anos em análise agroeconômica e de mercado de commodities. Aos participantes do evento, ele falou sobre mercados futuros, mostrou opções e fez uma análise técnica.

Para Bortolotto, em conjunto, os temas tratam sobre questões que envolvem a manutenção da produtividade, competitividade e sustentabilidade dentro do campo. Dessa forma, o produtor fica mais qualificado, com conhecimento técnico, mais informado e, consequentemente, tem condições de ter um resultado cada vez melhor para sua atividade.

O presidente ainda ressaltou a importância de trazer este debate à Expoagro, que hoje é uma referência. “Tem produtores de todas as regiões aqui nesse momento, para obter conhecimento e informações”, relatou.

Lúcio Damália, presidente do SRD (Sindicato Rural de Dourados), lembrou que as palestras do Circuito engrandecem a feira. Ele pontuou que muitos falam de crise, mas o agronegócio tem mostrado com seus resultados que pode ajudar a construir o país. Falou que a Expoagro é um exemplo disso, já que vem surpreendendo positivamente com a participação e comercializações realizadas.

Em Dourados, o Circuito Aprosoja é realizado pela Associação em parceria com o Sindicato Rural. A 52ª Expoagro continua até domingo (22) com mais ações de debates e palestras voltadas ao agronegócio.

Legenda: Mauro Osaki foi um dos pesquisadores que apresentou seus estudos essa noiteFoto: Assessoria/Hédio Fazan

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-