17/06/2016 11h37 – Atualizado em 17/06/2016 11h37
Presidente do Sistema Famasul destaca sustentabilidade pecuária no lançamento da Beef Week em SP
“O alinhamento dos produtores rurais com a comunidade científica tem levado o estado de MS a ser uma referência em produção sustentável. Por isso, produzimos carne de qualidade e sustentabilidade”. A afirmação foi feita pelo presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, durante o lançamento da Beef Week, que acontece de terça-feira (14) a domingo (19) em São Paulo.
Durante a abertura, Saito fez referência a um dos programas de maior destaque do estado na pecuária: CCN – Carne Carbono Neutro, projeto desenvolvido pela Embrapa e pelo Governo de MS voltado para orientação de políticas públicas referentes ao baixo carbono, com objetivo de mitigar e neutralizar a emissão dos gases no setor.
A abertura da Beef Week, que acontece paralelamente ao Circuito InterCorte SP , contou com a participação do governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck. O evento reúne restaurantes e lojas de carne da capital paulista, por intermédio de cortes, kits e pratos especiais e visa aumentar a percepção dos centros urbanos e dos consumidores em relação à qualidade de carne bovina brasileira.
No lançamento da Beef Week realizado no Restaurante Micaela foi servido o jantar “Sabores do Pantanal”, preparado pelos chefs Fábio Vieira (Micaela) e pelo sul-mato-grossense Paulo Machado. Na ocasião, também foi anunciada a edição da Beef Week Campo Grande, que acontece nos dias 20 e 21 de julho, uma iniciativa da do Governo do Estado em parceria com o Sistema Famasul, Sebrae, Sest Senat, Fecomércio (Senac), Senar/MS, Senai e Abrasel MS – evento que fará parte do Circuito InterCorte MS (20 e 21 de julho).
Para Reinaldo Azambuja, a InterCorte e a Beef Week, tanto em São Paulo quanto em Mato Grosso do Sul, são eventos importantes para aproximar o produtor do consumidor. “É uma grande alegria receber a InterCorte novamente no MS e encarar os grandes desafios de aproximar a produção do consumo e mostrar a qualidade da nossa carne. Trata-se de uma oportunidade para mostrar as ações governamentais que existem, como por exemplo, o programa “Terra Boa”, que é a troca de áreas degradadas por outras produtivas com incentivo governamental, e o programa do Novilho Precoce, que estava com uma defasagem e agora está com uma nova roupagem.”
Para o secretário da Semade, Jaime Verruck, o evento propiciará o adensamento da cadeira produtiva da carne, para que viabilize e dê condições de desenvolvimento aos pequenos negócios locais – premissa do Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios – PROPEQ. “A lógica é trazer esses grandes eventos com o intuito de internalizar maiores ganhos econômicos para Mato Grosso do Sul. A Semade busca ampliar esse escopo e sabendo dessa parceria entre Famasul e InterCorte, resolveu ampliar o evento aqui no estado, trazendo a Beef Week e o Caminho do Boi”, explicou.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema Famasul – Ana Brito, com informações de Mariele Previdi, da Attuale Comunicação e da Semade Fotos: Daniela Collet