11/07/2016 12h00 – Atualizado em 11/07/2016 12h00
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) instituiu o Comitê Consultivo do Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (cavalos, burros e jumentos). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União dessaa sexta-feira (8). O Brasil tem cerca de 8 milhões de equídeos.
O comitê foi criado para colaborar na definição de políticas sanitárias para prevenção, controle e erradicação de doenças. O grupo é formado por integrantes do ministério, como fiscais federais e o secretário de Defesa Agropecuária, Luis Rangel, além de representantes de instituições científicas, entre elas a Universidade Federal de Pernambuco, o Instituto Biológico de São Paulo e a Associação Brasileira dos Médicos Veterinários de Equídeos.
O Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE) tem o objetivo de combater doenças, através da fiscalização, controle de trânsito dos animais, estudos epidemiológicos, educação sanitária e intervenção imediata em caso de suspeita ou ocorrência de doenças de notificação obrigatória.
Fonte: MAPA