19/12/2016 14h57 – Atualizado em 19/12/2016 14h57
Na terceira semana de dezembro – a antepenúltima deste complexo 2016 – o frango vivo comercializado no interior paulista permaneceu com a mesma cotação vinda da semana anterior (R$3,00/kg) e continuou efetivando negócios por valores inferiores ao de referência. Em outras palavras, manteve o comportamento típico de, praticamente, todo meado de mês, período de passagem da primeira para a segunda quinzena.
Mas… espera lá. Dezembro é mês diferente, não pode ser comparado com os demais. Ainda mais numa terceira semana, antevéspera do Natal, a data mais aguardada pelo comércio.
A realidade, porém, é essa. Para o frango vivo dezembro está sendo, não igual, pior que os outros onze meses do ano. Pois, pela primeira vez neste exercício, o valor pago ao produtor é inferior ao de um ano atrás. Como se não tivesse havido inflação. Ou como se os custos fossem menores que os de um ano – o que ainda não ocorreu.
Por ora, o preço médio registrado no mês se encontra meio por cento aquém do registrado em dezembro do ano passado. Mas como são escassas as probabilidades de uma reversão nos últimos 12 dias de negócios do ano, o resultado negativo tende a se ampliar. Será o primeiro registro do gênero desde junho de 2015.
Fonte: Avisite