19.5 C
Dourados
sábado, 26 de outubro de 2024
- Publicidade-

Número de animais nascidos de FIV na raça Senepol cresce 287%

- Publicidade -

21/03/2017 18h00 – Atualizado em 21/03/2017 18h00

O uso da Fecundação in Vitro (FIV) vem aumentando significativamente nos últimos anos em raças bovinas como a Senepol por ser alternativa segura para multiplicar em larga escala rebanhos de alto valor genético. O número de animais nascidos de FIV e comunicados à Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) comprova o crescimento do uso da biotécnica. Em 2012, foram 3.096 animais nascidos de FIV contra quase 12 mil em 2016, elevação de 287%. Já o total de Transferência de Embriões (TE) comunicado à entidade passou de 2.816 para 46.296, alta de 1.544%.

O Senepol já é a raça taurina que mais realiza FIV na empresa In Vitro Brasil. No último sábado, 18 de março, a ABCB Senepol foi homenageada pela empresa durante o Encontro Anual InVitro Brasil, ocorrido em Uberaba/MG. A raça chegou à marca de 40 mil embriões/ano e 16 mil prenhezes, obtendo taxas médias de prenhez acima de 48% utilizando embriões a fresco e 43% com embriões congelados. “Entre os taurinos, o Senepol é disparado a raça que tem o maior volume de embriões na In Vitro. Além da capacidade de reprodução em larga escala, a FIV protagoniza a criação de um novo modelo de negócio para os criadores de Senepol, que é a comercialização de genética via embriões congelados. Os resultados satisfatórios, obtidos por meio desta técnica, também proveem ao criador uma maior eficiência na reprodução de seu plantel. A possibilidade de produzir embriões durante o ano todo e armazená-los (congelados) para transferir somente na estação de monta, torna a reprodução dentro da fazenda ainda mais eficiente”, diz José Rodolfo Sabadin, gerente geral da In Vitro Brasil.

Para o presidente da ABCB Senepol Pedro Crosara, esse reconhecimento do mercado mostra que a raça está em constante evolução e que vem sendo selecionada com base em tecnologias seguras. “A In Vitro é uma empresa que desenvolve um trabalho de excelência e uma parceira importante para o Senepol, pois, como o rebanho nacional da raça ainda está em formação, técnicas como a FIV permitem maior aproveitamento de fêmeas de alta qualidade genética.”, declara Crosara. Também estiveram presentes durante a homenagem o superintendente Técnico da ABCB Senepol, Celso Menezes, o gerente Geral, Robert Macedo, e o coordenador da Publique Renan Antonelli.

O uso da FIV dentro da raça vem permitindo ainda encurtar o intervalo de produção, facilitando as observações comparativas entre os produtos dos diferentes acasalamentos e ajudando a potencializar ou modificar as características de um rebanho em apenas uma geração.

Presidente da ABCB Senepol recebe homenagem da In Vitro Brasil

Número de animais nascidos de FIV na raça Senepol cresce 287%

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-