22.1 C
Dourados
quarta-feira, 23 de outubro de 2024
- Publicidade-

Instabilidade persiste e Sudeste e Centro-Oeste terão mais uma semana com pancadas de chuva

- Publicidade -

19/10/2020 14h12 – Atualizado em 19/10/2020 14h12

Por: Gazeta do Campo

Segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a semana será novamente marcada por chuvas em forma de pancadas em todo o Centro-Oeste e Sudeste brasileiro. Olívio Bahia, meteorologista do Inmet, afirma que as condições de chuvas para o Brasil Central e também no extremo norte do país, acabam limitando as chances de chuvas para as duas extremidades, sendo elas as regiões Sul e Nordeste, que devem permanecer com tempo estável.

De acordo com meteorologista, chove de maneira mais expressiva desde a tarde de domingo (18) em áreas do Centro-Oeste. O modelo Cosmo sinaliza tendência de chuva para todo o Mato Grosso, com destaque para o noroeste do estado que deve receber os maiores volumes, entre 20 e 30 mm.

As previsões indicam ainda bons volumes para todo o estado de Goiás, de acordo com modelo, os volumes podem chegar a 30 mm m algumas áreas do estado. As mesmas precipitações são esperadas para o extremo sul do Tocantins. Já para o Mato Grosso do Sul, o meteorologista destaca chances de chuvas expressivas entre a tarde e a noite desta segunda-feira (19).

“A massa de ar mais frio trazida pela frente fria, em contraste com ar quente e úmido, favorece a formação de muitas nuvens carregadas sobre grande parte do interior de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, e Mato Grosso”, complementa a previsão da Climatempo.

No Sudeste, a previsão é de chuvas volumosas para o oeste de São Paulo e de Minas Gerais. No estado Mineiro, as chuvas podem ultrapassar os 30 mm em algumas áreas. Em São Paulo, a tendência é de volumes entre 16 e 20 mm nas próximas 24 horas.

A tendência é da continuidade das chuvas no Brasil, com destaque para o Sudeste que deve receber os maiores volumes. “De acordo com os prognósticos a última semana do mês será de muita chuva. A indicação é de elevados volumes entre os dias 26 e 30 de outubro”, afirma a Climatempo.

Ainda de acordo com a publicação, a chegada de uma frente fria por volta do dia 25 deste mês e a formação de uma grande área de baixa pressão, juntamente com as condições de vento favoráveis na média e alta atmosfera serão os responsáveis pelo elevado volume de chuva.Os volumes mais elevados são esperados para Minas Gerais, Rio De Janeiro e Espírito Santo.

As previsões da Climatempo vão de encontro com as projeções do NOAA. Para o período entre 19 e 27 de outubro, o GFS indica um corredor de umidade bem formado entre o Sudeste e Centro-Oeste, sendo os maiores volumes previstos para Minas Gerais, podendo ficar acima de 100 mm.

Para o período entre o dia 27 de outubro e 4 de novembro, o NOAA sinaliza a chuva, além do Brasil Central, chegando também para a região sul do Brasil. O modelo sinaliza ainda os maiores acumulados para o noroeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com precipitação prevista entre 70 e 90 mm.

Últimos três dias

Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, nos últimos três dias os maiores volumes foram registrados no extremo oeste do Mato Grosso, com acumulado entre 20 e 40 mm. Também foram registradas no centro do Mato Grosso do Sul, com acumulados de até 20 mm.

Por: Alexandro Santos

Fonte: Notícias Agrícolas

Instabilidade persiste e Sudeste e Centro-Oeste terão mais uma semana com pancadas de chuva

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-