19/12/2020 10h58 – Atualizado em 19/12/2020 10h58
Por: Gazeta do Campo
O governador Reinaldo Azambuja se reuniu ontem (17), juntamente com o secretário da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, para fazer as tratativas de implantação de um projeto de suinocultura e também de uma fábrica de ração no município de Sidrolândia. O investimento é da Cooperalfa – Cooperativa Agroindustrial Alfa de Chapecó (SC), que tem vínculo com a Cooperativa Central Aurora Alimentos.
O projeto prevê investimento de R$ 156 milhões para instalar uma unidade produtora com capacidade para 12 mil leitões e outros R$ 109 milhões em uma fábrica de ração também dentro do município, porém em local separado. A Cooperalfa já possui unidades de armazenamento em Sidrolândia e com mais esse volume de recursos aplicados vai possibilitar a abertura de outros 350 empregos diretos no município.
Reunião virtual com diretores da Cooperalfa
Todo esse projeto está integrado com o frigorífico da Aurora em São Gabriel do Oeste, que vem ampliando a capacidade de abate e tem sinalizado com a possibilidade de diversificação dos produtos derivados da carne suína industrializados naquela unidade. O que vai ampliar também a oferta de empregos em São Gabriel do Oeste.
“Esse projeto está dentro da lógica que temos implantado em Mato Grosso do Sul, que é transformar nossas proteínas vegetais em proteínas animais, e agregando valor e dando densidade ao processo industrial”, ponderou Verruck. Essas unidades vão consumir farelo de soja e milho produzidos em Mato Grosso do Sul.
Esse empreendimento vem sendo acompanhado dentro da Semagro há mais de um ano e meio, disse o secretário, período em que todos os esforços para trazer ao Estado esses investimentos foram feitos. “Houve uma disputa entre vários municípios e culminou na escolha por Sidrolândia porque a localização foi considerada mais estratégica do ponto de vista da viabilidade econômica”.
Presidente do Imasul assina licença ambiental do projeto
O governo do Estado dispõe aos empreendedores o Programa Leitão Vida que oferece incentivos fiscais para a implantação e ampliação de projetos de suinocultura. Verruck lembra que, outro foco do programa, é estimular a industrialização da carne suína no Estado. Os produtores contam com linhas específicas de financiamento do FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste) para o setor.
Além disso, o governo do Estado anunciou que fará melhorias viárias na região em que a granja será instalada, próximo ao Assentamento Geraldo Garcia. “Já estivemos no assentamento avaliando as intervenções que serão necessárias e vão melhorar o acesso também aos moradores da localidade. Mais um projeto significativo para Mato Grosso do Sul que confirma que a política agrícola e agroindustrial caminha a passos largos e na estrutura adequada para que a gente possa levar desenvolvimento, emprego e renda a vários municípios do interior.”
Por: Alexandro Santos
Fonte: Assessoria de Comunicação da Semagro