22.8 C
Dourados
quarta-feira, 23 de outubro de 2024
- Publicidade-

“Indicadores macroeconômicos sinalizam que o dólar deveria cair”, explica economista Roberto Troster

- Publicidade -

08/04/2021 18h44 – Atualizado em 08/04/2021 18h44

Podcast

Entrevista com Roberto Troster – Economista sobre o Dólar

A volatilidade do dólar tende a continuar, as oscilações serão fortes, porém, os indicadores macroeconômicos sinalizam que o dólar deveria cair, explica o economista Roberto Troster em entrevista ao Notícias Agrícolas nesta quinta-feira (8).

“A entrada de dólares em relação à saída é baixa e se você soma investimento direto e externo, você tem mais dólares entrando do que saindo do país. Quando a oferta é maior do que a demanda, o preço cai. O dólar já deveria estar abaixo dos R$ 5,00”, diz.

Para o economista, a razão básica do mercado não responder a estes fundamentos é uma política cambial não adaptada ao atual momento da economia brasileira e se mostrando pouco consistente. Algumas mudanças na tributação, no uso das reservas cambiais e sinalizar de forma mais clara qual a política cambial que está sendo de fato utilizada pelo Banco Central.

“Eu acredito que fazendo essas três mudanças, rapidamente, já teríamos um câmbio mais estável. E mais do que câmbio alto, ou câmbio baixo, o mais importante é câmbio previsível e estável”, afirma Troster. “Quanto mais valor se vê na política econômica brasileira, mais valorizado estará o real”.

Paralelamente, o economista explica que o mercado segue acompanhando as questões todas ligadas à pandemia, aos processos de vacinação em massa e ao avanço com as reformas no Congresso Nacional.

Olhando para o cenário externo, as condições são favoráveis para o Brasil. “O cenário externo não poderia estar melhor para o Brasil. Preço das commodities em alta, taxa de juros subindo, bolsas subindo, é céu de brigadeiro. Internamente, a instabilidade é em Brasília”, conclui.

Por: Alexandro Santos

Fonte: Notícias Agrícolas




Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-