spot_img
23.3 C
Dourados
domingo, 2 de fevereiro de 2025
- Publicidade-spot_img

Melhor mel escuro do Brasil é de associação atendida pelo Senar/MS no Pantanal

- Publicidade -

Agroindústria da Associação de Apicultores da Agricultura Familiar de Corumbá venceu concurso no ano passado com quase 300 participantes.

As características típicas do Pantanal, principalmente, da flora do bioma resultam em um mel de tonalidade escura e sabor diferenciado. Pelas mãos da Associação dos Apicultores da Agricultura Familiar de Corumbá, no Assentamento Taquaral, o produto ganhou reconhecimento nacional. O grupo atendido pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Agroindústria, do Senar/MS, superou outros 296 méis de todo o Brasil, no Concurso CNA Brasil Artesanal em 2024.

“A gente não acreditava. Se ficássemos em quinto já era lucro. Foram anunciando a classificação, o coração foi apertando e a gente arrepiando. Quando veio a notícia que éramos campeões a emoção fui muito grande, tive o sentimento de que tudo valeu a pena”, relembra o fundador e membro atuante da associação, Valdinei da Conceição.

“No início o público tinha rejeição por conta da cor do nosso mel. Pensavam que era uma garapa, que misturávamos cana. Porque as pessoas estavam acostumadas a encontrar somente aquele mel clarinho nos mercados. Então foi um trabalho de propaganda mesmo para apresentar nosso produto”, relembra o apicultor.

A atividade apícola no assentamento começou em 1997, quando o primeiro curso foi ministrado na região. Desde então, o trabalho que era rudimentar foi tecnificado até se tornar o carro-chefe dos produtores. O apoio do Senar/MS foi essencial nesse processo.

“As parcerias foram surgindo e chegou o Senar nos capacitando.  Fomos atendidos com os cursos de produção inicial, produção de rainhas, cera, própolis, cada vez mais nos incentivando na profissionalização da atividade. Hoje essa parceria segue com a técnica Taís que nos auxilia na Agroindústria”, comenta Valdinei.

Continuar ganhando o Brasil está nos planos dos apicultores do Pantanal. Com as técnicas de apicultura bem estabelecidas, conhecimento na bagagem e o mel diferenciado, é hora de expandir o mercado. “Queremos incluir outra cadeia importante que é a produção de propólis e sair do município para ganhar o Brasil”, finaliza.

Melhor mel escuro do Brasil é de associação atendida pelo Senar/MS no Pantanal

ATeG Agroindústria – A da Associação dos Apicultores da Agricultura Familiar de Corumbá é atendida pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Agroindústria do Senar/MS. A cadeia constitui uma importante alternativa na geração de emprego, sucessão familiar e renda no meio rural. Os técnicos acompanham os empreendedores ao longo do processo, desde a produção até a comercialização.

ATeG – A Assistência Técnica e Gerencial, ferramenta de melhoria da gestão do negócio, produtividade e sustentabilidade das propriedades rurais de Mato Grosso do Sul. Com a aplicação da metodologia proposta em conjunto com o produtor, o Senar/MS difunde conhecimento e tecnologias que permitem o crescimento de empresas rurais em várias cadeias produtivas do agronegócio. Para saber mais procure o Sindicato Rural do seu município.

Com informações: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-