O governador Eduardo Riedel enfatizou o papel fundamental do setor cooperativista em Mato Grosso do Sul, que contribui significativamente para impulsionar a economia regional. Ele destacou essa realidade durante sua participação no Show Rural Coopavel, realizado em Cascavel, nesta quarta-feira (12).
“MS é um estado que está se desenvolvendo a passos largos. Isso se deve, em parte, ao espírito empreendedor dos paranaenses e às cooperativas do Paraná. Estamos aqui para reconhecer essa contribuição e dialogar com as cooperativas sobre as diversas oportunidades que nosso Estado oferece”, declarou o governador.
Riedel observou que as cooperativas têm sido grandes aliadas do sistema econômico do Estado, promovendo o crescimento. “Mato Grosso do Sul e Paraná compartilham uma mesma linha de desenvolvimento e prosperidade, sustentada pelo apoio e força do cooperativismo. Estamos com previsão de crescer 4,5% no ano que vem, com uma série de indicadores positivos”, ressaltou.
Durante o evento Riedel participa da primeira reunião ordinária de 2025 das diretorias da Ocepar (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná) e da Fecoopar (Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná), com a participação do governador do Paraná, Ratinho Júnior.
Um dos principais assuntos em pauta são investimentos do setor cooperativista previstos para este ano e possíveis parcerias entre os governos dos dois estados. O Show Rural Coopavel começou na segunda-feira (10) e segue até sexta-feira (14).
A expectativa é que 350 mil pessoas do Brasil e de outros países passem pelo local. Os visitantes podem conferir uma exposição alusiva ao Ano Internacional das Cooperativas, celebrado ao longo de 2025. A ideia é mostrar a relevância do cooperativismo ao redor do mundo, com destaques e números estaduais, nacionais e globais. O evento tem foco na inovação tecnológica e sustentabilidade.
Participação ativa
O sistema cooperativista tem forte participação no Mato Grosso do Sul, estando em 77 das 79 cidades do Estado. São 136 cooperativas registradas, distribuídas nos sete ramos do setor. A geração de empregos chega a 14,6 mil postos de trabalho.
O ramo agropecuário é o que tem o maior número de cooperativas no Estado, chegando a 62 unidades. Depois aparece o setor de crédito, com 16 empresas. Para contribuir com este segmento, o Governo do Estado tem programas de incentivo, entre eles o Procoop (Programa de Desenvolvimento do Cooperativismo), que impulsiona os investimentos no setor. Ano passado este valor (investimento) chegou a R$ 2 bilhões.
Com informações: Comunicação do Governo de MS