22.1 C
Dourados
domingo, 23 de fevereiro de 2025
- Publicidade-spot_img

Prefeitura de Dourados está incentivando os agricultores familiares no cultivo de legumes e verduras

- Publicidade -

Além disso, a Secretaria Municipal está implementando o Projeto Renascer Peixe, direcionado à piscicultura, e oferece ajuda na limpeza de tanques de peixes utilizando maquinário pesado.

Através da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf), a administração municipal disponibiliza assistência técnica aos produtores da área e máquinas para a preparação do solo em suas propriedades, mediante agendamento. Atendendo a uma solicitação do prefeito Marçal Filho, a Secretaria tem promovido ações que visam fortalecer a agricultura familiar local, com uma ênfase inicial no cultivo de hortaliças. Em um futuro próximo, outros tipos de cultivos também serão contemplados com projetos de incentivo.

De acordo com Bruno Pontim, secretário de Agricultura Familiar, a Semaf tem apoiado pequenos produtores em diversas etapas, desde a preparação do solo até a comercialização dos produtos. A Secretaria também está fornecendo material orgânico para o preparo da terra e formação de canteiros  para o plantio de hortaliças.

Maquinários também são cedidos para auxiliar no preparo do solo e na criação de canteiros para o cultivo de hortaliças, sendo necessário o produtor rural fornecer o óleo diesel utilizado nas máquinas e, em alguns casos, arcar com o transporte das máquinas pesadas, como é o caso da escavadeira. “A Secretaria disponibiliza os equipamentos e a equipe técnica, enquanto o produtor rural contribui com o óleo diesel utilizado nas máquinas e com o transporte das mesmas quando houver necessidade”, destaca o secretário Bruno Pontim.

Dentro destas ações, a Semaf também realiza o Projeto Renascer Peixe, voltado para a piscicultura, e oferece suporte na limpeza de tanques de peixes com máquinas pesadas. Pontim ressalta que esta iniciativa é voltada aos produtores da agricultura familiar de Dourados, tanto individuais quanto em grupos coletivos da área urbana que possuam interesse em criar hortas comunitárias e/ ou trabalhem com piscicultura, porém, em breve o atendimento deve ser ampliado.

Além do apoio técnico, a Secretaria tem buscado firmar parcerias com outras instituições para ampliar o acesso dos produtores a recursos financeiros, tecnologias e mercados. “Atualmente, o foco principal é o apoio à produção de hortaliças e à piscicultura, mas a Secretaria busca expandir o atendimento para outros tipos de projetos, como a produção de frutas, grãos e outros alimentos, conforme as necessidades e demandas dos produtores locais”, ressalta. 

Atualmente a produção da agricultura familiar de Dourados  é diversificada e tem com destaque a produção de hortifruti  destinada, principalmente, ao abastecimento do mercado local, através da participação em feiras livres, fornecimento para programas governamentais e da venda direta aos consumidores. Uma parcela da produção também é comercializada em outras cidades da região.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-