32.6 C
Dourados
domingo, 24 de novembro de 2024
- Publicidade-

El Niño pode chegar já no outono e alterar regime de chuvas e temperaturas no Sul do Brasil

- Publicidade -

Até aqui, modelos indicavam chance do fenômeno mudando as condições do tempo a partir do inverno no Brasil.

El Niño pode chegar já no outono e alterar regime de chuvas e temperaturas no Sul do Brasil

Com o fim do La Niña confirmado pelas principais consultorias de clima do mundo as atenções do setor produtivo se voltam para a possibilidade de um El Niño alterando os padrões de chuva no Brasil nos próximos meses. Até aqui, os especialistas afirmavam a chance do fenômeno climático entrar em atuação entre o inverno e a primeira, mas segundo atualização recente da MetSul as mudanças podem acontecer já no outono. 

“Nos últimos dias, a nossa avaliação se reforçou ainda mais quanto à possibilidade de um evento de El Niño na sua forma clássica ter início ainda no outono astronômico. Assim, o El Niño poderá vir mais cedo que muitos acreditam”, afirma a publicação. 

A consultoria explica ainda que muitas vezes a fase de neutralidade pode ser confundida com normalidade, mas que ainda assim essa fase pode trazer extremos nos fenômenos climáticos como El Niño e La Niña. “Com aquecimento maior e mais antecipado para nova estação, as projeções de chuvas podem subestimar a precipitação no Centro da Argentina, Uruguai e Sul do Brasil”, destaca. 

Segundo a MetSul, já é possível obsevar o aquecimento do Pacífico nas costas do Peru e Equador, quadro que deve se acentuar durante a estação do outono. “O que já gera uma condição de El Niño costeiro (evento local) e que mais tarde pode lugar a episódio de El Niño na sua forma clássica”, complementa. 

Se essas condições se confirmarem, o El Niño costeiro já poderia impactar o clima no Sul do Brasil nos próximos três meses, tanto nas condições de chuva, mas também na temperatura. “Há uma tendência de aumento da chuva e da temperatura”, afirma a publicação. 

As condições do Pacífico continuam sendo monitoradas pela MetSul, que assim como Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) afirma que é preciso muita cautela para avaliar as projeções neste período ano, já que entre março e junho existe uma uma “barreira de previsibilidade” nas projeções. “Agora, à medida que se sai de tal barreira, estas projeções se tornam mais confiáveis e os indicativos são de El Niño pela grande maioria das simulações”, finaliza.

EL NINO_METSUL_2103

Próximas 24 horas

Os próximos dias ainda serão marcados por dias típicos do Verão em boa parte do Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas próximas 24 horas as chuvas mais volumosas são previstas para para o Centro-Norte do país. 

Áreas no Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia podem receber chuvas acima de até 50mm no período. Vale lembrar que no Nordeste do Brasil, sobretudo na Bahia, com as temperaturas elevadas das últimas semanas e o tempo muito seco, essas chuvas podem acontecer com certa intensidade. 

Nas demais regiões do Brasil, como no Sudeste e Sul, o modelo indica a condição de chuva, mas de forma irregular e com volumes mais baixo. Ainda assim, devido as altas temperaturas, as chuvas ainda acontecem com padrões típicos de verão em forma de pancadas e no final do dia. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 21-03-2023 06-12-18
Fonte: Inmet
Fonte: Notícias Agrícolas

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-