Os novos veículos e equipamentos serão alocados nas unidades militares de Campo Grande, Três Lagoas e Dourados.
Com o intuito de aprimorar as ações de combate ao crime e melhorar o atendimento à população, na tarde de ontem (24), o Governo do Estado entregou 42 motocicletas de alta cilindrada e 89 fuzis para a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS). Esses itens serão utilizados nas unidades militares localizadas em Campo Grande, Três Lagoas e Dourados.
As motocicletas e os armamentos visam aumentar a efetividade do policiamento ostensivo, proporcionar maior mobilidade operacional e fortalecer a segurança pública em Mato Grosso do Sul. O investimento totaliza mais de R$ 4,4 milhões.
A cerimônia de entrega contou com a presença do governador Eduardo Riedel, que estava acompanhado da primeira-dama Mônica Riedel, do vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), do secretário de Governo e Gestão Estratégica Rodrigo Perez, além de parlamentares, prefeitos e representantes das forças de segurança e armadas.
Riedel destacou que a segurança pública é assunto prioritário, inclusive, na integração sul-americana, com a Rota Bioceânica, debatida ontem (23) em Brasília, e que contou com a participação de empresários e presidente do Chile. “Isso é uma demonstração clara da importância da segurança pública para o desenvolvimento dos países”, afirmou.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, agradeceu o esforço do Governo e de parlamentares que contribuíram com emendas para atuação da Polícia sul-mato-grossense, considerada uma referência nacional.
O recebimento dos equipamentos faz parte das comemorações dos 190 anos da PMMS e da outorga da Medalha Tiradentes – comenda concedida às personalidades civis e militares que tenham prestado relevantes serviços à Corporação, e aos policiais militares que se destacaram pelo o seu valor pessoal, contribuindo decisivamente para o aperfeiçoamento e projeção da Instituição no âmbito nacional ou estadual. Este ano, 127 personalidades foram homenageadas com a comenda, sendo 45 civis e militares de outras forças e 82 policiais militares da PMMS.
Em seu discurso direcionado à tropa e convidados, o comandante-geral da PMMS, coronel Renato dos Anjos Garnes, afirmou que os equipamentos fortalecem a capacidade operacional da PMMS.
“A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul reafirma o seu compromisso com os princípios da boa governança pública, com transparência e eficiência administrativa. Os avanços fortalecem diretamente a manutenção da ordem pública e a promoção da paz social”.
Honraria
Tiradentes, cujo nome verdadeiro era Joaquim José da Silva Xavier, foi um militar brasileiro que se destacou por seu papel na Inconfidência Mineira, movimento que buscava a independência do Brasil de Portugal.
Atuou como propagandista da causa, conquistando apoiadores. Como único conspirador a assumir a culpa, foi condenado à morte, sendo enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792. Sua história tornou-se símbolo de heroísmo, luta por igualdade e justiça, sendo homenageado com um feriado nacional nessa data.
Instituída no Mato Grosso do Sul em 1982, a Medalha de Tiradentes é uma reverência ao patrono das polícias militar e civil do Brasil. Sem temer represálias, Joaquim José da Silva Xavier abdicou dos interesses pessoais por um bem maior. Assim também é a história do policial militar, que diariamente arrisca a vida para defender o cidadão.