Entre as ações organizadas pela Escola Pública de Trânsito, estão programadas palestras, blitzes educativas e simulações de acidentes, com o intuito de alertar a população sobre os elevados índices de mortes e ferimentos no trânsito.
A Prefeitura de Dourados está elaborando um abrangente calendário para o Maio Amarelo, um movimento instituído em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, visando chamar a atenção da sociedade para o alarmante número de vítimas fatais e feridas no trânsito mundialmente. As atividades serão geridas pela Escola Pública de Trânsito (EPT) “Prefeito José Elias Moreira”, que é vinculada à Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) da cidade.
As iniciativas estão previstas para ocorrer durante todo o mês de maio e alinham-se aos objetivos do movimento, que visa promover ações conjuntas entre o setor público e a sociedade civil, como campanhas educativas destinadas aos motoristas. Essas campanhas têm como foco incentivar o cumprimento das leis de trânsito e a prática da direção defensiva para prevenir acidentes.
A abertura da Semana Maio Amarelo 2025 será segunda-feira, 5 de maio, às 8h, com apresentação de alunos da Escola Municipal Joaquim Murtinho, Sucata Cultural e pronunciamentos de autoridades com foco ao tema da campanha. A solenidade acontece na própria Escola Pública de Trânsito (EPT), com a presença do prefeito Marçal Filho e autoridades convidadas.
Na quarta-feria, 7 de maio, acontecerá a palestra “Segurança Viária”, direcionada a motoristas do transporte escolar da Rede Municipal de Ensino (Reme), no auditório da Prefeitura, numa parceria do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e empresa GWA Transportes. No mesmo dia haverá apresentação de alunos do Projeto “Trânsito é Assunto de Criança”, da Escola Municipal Avani Fehlauer.
Para a manhã de sexta, dia 9, está prevista blitz educativa em homenagem ao Dia da Mães, na avenida Marcelino Pires, em frente à Praça Antônio João. Na terça, dia 13, as ações consistirão em “simulação de sinistro”, na Praça Antônio João. Em parceria com o Detran e Corpo de Bombeiros, a ação educativa abordará capotagem e simulador de impacto.
Entre as ações também estão previstas palestras em escolas, incluindo o distrito de Vila Vargas, com apresentações culturais; blitzes educativas sobre segurança viária, umas delas nas proximidades da travessia do Jardim Guaicurus, onde serão abordados motoristas e pedestres, com orientações sobre cuidados com a segurança devido aos sinistros ocorridos no local e sensação de insegurança que a população relata.
Durante todo o mês de maio, haverá falas sobre a educação, conscientização e humanização no trânsito em Igrejas católicas e evangélicas. A campanha Maio Amarelo encerrará com ampla campanha de doação de sangue, dia 31, no Hemocentro de Dourados.
A Agência Municipal de Trânsito de Dourados reforçará as blitzes educativas ao longo da campanha do Maio Amarelo. Foto: A. Frota.